Momentos em Família

Thursday, August 31, 2006

Falta Pouco

Estamos entrando no trimestre final da gravidez. A Luísa já está com massa e comprimento superiores a 1 Kg e 30 cm, respectivamente. O mais fascinante é saber que ela já percebe a luz, acorda e dorme como todos nós, reconhece nossas vozes, assim como o batimento cardíaco da mãe, e reage a estímulos. Se nascesse hoje sua chance de sobrevivência seria superior a 90%. Mas esperamos que, diferente de mim, ela fique por lá por mais algumas semanas. Dizem que nós homens não suportaríamos esta experiência, desde as mudanças hormonais, no início, à dor do parto, no final. Esta afirmação deve realmente ser verdadeira, dados os medos e apreensões que nos acometem a cada doença, por mais simples que seja.
A natureza é realmente sábia, o vínculo mãe e filho começa muito antes do pai se dar conta de que uma nova vida realmente está por vir. Pois, como acredito que aconteça com muitos pais, após o momento inicial da descoberta, e conseqüente euforia, a calmaria toma conta, como se tudo não passasse de apenas um conto de fadas. E somente vamos nos dar conta de que em pouco tempo a família terá um novo integrante no final da gravidez (muitos somente na semana do nascimento, acreditem!). Por isso invejo as mães, pois por mais que tentem nos explicar, jamais saberemos o que é gerar um filho, perceber seu crescimento (ainda no útero), seus pequenos movimentos...
Li há alguns dias uma frase que resume isso muito bem: “Uma mulher grávida nunca está sozinha, ela tem sempre a presença de seu filho e companheiro”.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home